Como calcular o valor de startups no Brasil?

O artigo de hoje irá fazer um breve resumo acerca de como calcular o valor de startups no Brasil e sobre o mercado de fusões e aquisições das startups. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, existem hoje no Brasil mais de 12,7 mil empresas startups em operação, sendo que 7 mil delas foram abertas nos últimos 10 anos. A pesquisa indicou que 45% das startups são micro, 24% são pequenas, 20% são médias e apenas 11% são de grande porte. Já sobre o volume de investimentos, a plataforma Distrito publicou que as startups captaram US$ 4,45 bilhões em 2022, ou seja, 54,5% a menos que em 2021 mas 23,96% acima de 2020. O relatório também destacou que do total das startups no Brasil 12,70% são fintechs, 10,16% são martechs, 10,04% são retailtechs e 10,03% são healthtechs, sendo que somente no último ano 176 novas startups foram fundadas no país. Os segmentos econômicos que mais atraem investimentos em startups estão nos setores da tecnologia da informação e de serviços, seguidos do varejo, da área financeira e do setor industrial. Neste contexto, e em linha com o crescimento dos investimentos em startups no Brasil, a Tradeport Valuation tornou-se especialista em avaliar o valor de startups em seus variados ramos de atuação a partir dos mais eficientes modelos disponíveis para avaliação de startups



Avaliar empresas startups

A avaliação de startups abrange conhecimentos técnicos multidisciplinares nas áreas de economia, contabilidade, finanças corporativas, administração, marketing, recursos humanos, avaliação de empresas e conhecimentos específicos sobre o setor de startups. O valuation de startups é uma indispensável ferramenta que auxilia gestores, sócios e investidores na demonstração do valor da empresa em busca de captação de recursos junto a grupos de investidores ou ainda para viabilizar fusões e aquisições de startups no mercado. As startups são empresas jovens e altamente inovadoras, tratando-se de um mercado em expansão e com boas perspectivas no país. Nesse sentido, a avaliação de empresas startups devem ser conduzidas em consonância com as melhores práticas do mercado, sobretudo em um país em desenvolvimento e com as amplas perspectivas econômicas e tecnológicas como o Brasil.


Principais métodos de avaliação de startups

O artigo irá tratar dos principais métodos de avaliação de startups realizados pela Tradeport Valuation. Neste sentido, explicaremos um pouco mais sobre os seguintes métodos: Avaliação da Soma dos Fatores de Risco, Berkus, Venture Capital, First Chicago e Fluxo de Caixa Descontado (FCD).

Para saber mais esses e outros métodos de avaliação de startups, leia o artigo completo no site da Tradeport Valuation:

https://www.tradeportvaluation.com.br/como-calcular-o-valor-de-startups-no-brasil/


Entre em contato com nossa equipe de especialistas para mais informações sobre avaliação de empresas startups e sobre assessoria de compra e venda de empresas startups deste segmento que vem crescendo de forma significativa no país.


Guilherme Tomaz / CEO - Tradeport Valuation

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