AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: OS PRINCIPAIS MÉTODOS E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
Vamos abordar neste artigo como avaliar empresas, os principais métodos e a importância da avaliação de empresas no mundo corporativo. A avaliação de empresas é uma importante ferramenta financeira e gerencial econômica que objetiva analisar e avaliar detalhadamente uma companhia para estimar seu valor de mercado. O laudo de avaliação de empresas é composto por um conjunto de informações e técnicas extraídas das áreas de finanças, contabilidade, administração, operacional, recursos humanos, comerciais, entre outras, visando auxiliar sócios, gestores e investidores nas difíceis tomadas de decisões sobre a compra de empresas, venda de empresas , cisões, incorporações, resolução de conflitos societários, abertura de capital, investimentos, financiamentos e nas tomadas de decisões financeiras gerenciais.
As estimativas de empresas podem ser realizadas em empresas de pequeno porte, de médio porte, de grande porte, de capital aberto, de capital fechado, empresas de sociedades anônimas, sociedades limitadas e empresas familiares, membros dos setores de comércio, indústria, serviços, locação e empresas com o objetivo de conhecer e gerenciar o valor do negócio.
Avaliação de empresas: os principais métodos de avaliação de empresas
Os principais métodos de avaliação de empresas são o Fluxo de Caixa Descontado (FCD), a avaliação de empresas por múltiplo de mercado, a avaliação contábil patrimonial e a avaliação pelo método de liquidação. Contudo, o método de avaliação de empresas mais recomendado pelos analistas de mercado e também pela Tradeport Valuation para empresas que apresentam boas perspectivas de lucros é o fluxo de caixa descontado, que, segundo Assaf Neto, possui o maior rigor técnico ao precificar a empresa com o valor presente de benefícios futuros estimados de caixa. Na mesma linha, Koller, Goedhart e Wessels, dizem que o resultado de longo prazo é tão ou mais importante que os de curto prazo, enfatizando a importância das perspectivas futuras para o valor dos negócios.
Os laudos de avaliação de empresas são produzidos a partir de conhecimentos técnicos multidisciplinares nas áreas de avaliação de empresas, economia, contabilidade, finanças, administração, marketing, recursos humanos e do cumprimento das instruções técnicas de órgãos reguladores. A avaliação resulta no Enterprise Value e no Equity Value, que, respectivamente, correspondem aos termos técnicos relacionados ao valor da empresa e ao valor patrimonial de mercado da empresa.
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